-
Arquitetos: Jesús del Río Enrico, Pablo Padilla Carvacho
- Área: 78 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: Concón Maderas Impregnadas, Cubiertas Nacionales
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no início de um riacho com abundante vegetação nativa em Algarrobo. Com o objetivo de coexistir e se integrar ao local, a casa foi elevada sobre palafitas e está inclinada em direção ao barranco, o que, por sua vez, permite que a vegetação nativa recupere seu espaço e cresça através dela.
Inspirada em uma palapa, a casa foi concebida como um grande terraço coberto. A estrutura de madeira foi projetada com referência às estruturas de aço meccano; vigas e pilares mistos, juntas e parafusos fazem parte da lógica de construção, o que ajudou a reduzir o tempo de execução da obra.
Além disso, isso possibilitou tornar os cômodos internos independentes e dispor livremente de seu design e localização, gerando circulações ao redor do perímetro e incorporando fluxos dinâmicos no uso da casa e em sua relação com o exterior.
Em um esforço para incluir aspectos de design bioclimático passivo, as áreas externas e internas são orientadas para o norte, incorporando dois elementos para otimizar o controle solar e o conforto térmico; por um lado, os beirais são projetados e calculados para receber o sol da maneira desejada em diferentes épocas do ano; por outro lado, o telhado de duas águas com bambus desdobrado projeta sombra e ventila a massa de ar, otimizando a temperatura dos ambientes internos no verão.
Ao longo do dia, a sombra projetada pela manta de bambus revela novas texturas e cores, que dão origem ao nome desta casa.